Arlindo dos Oito Baixos foi reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2012. Começou a tocar sanfona ainda menino em Sirinhaém, na Zona da Mata. Seu pai não queria um filho “artista”, por isso, ele trabalhava no engenho de cana de açúcar. Chegou a ser barbeiro também, mas a paixão pela sanfona falou mais alto.
Autodidata, Arlindo também afinava sanfonas e foi assim que conheceu Luiz Gonzaga. A amizade com o Rei do Baião foi firmada e foi Gonzaga, inclusive, que o incentivou a tocar o fole de oito baixos, instrumento mais difícil de tocar que as sanfonas de 80 e 120 baixos. Arlindo tocou 22 anos com Luiz Gonzaga. Até o fim de sua vida, tinha gravado mais de 200 músicas.
Para celebrar esse grande nome da cultura pernambucana, o Cultura em Rede Especial recebe Raminho da Zabumba, filho de Arlindo e um dos maiores zabumbeiros do Brasil, que já se apresentou com nomes como Luiz Gonzaga, Dominguinhos e Nando Cordel, e Arthurzinho, neto de Arlindo e filho de Raminho, que aprendeu a tocar com a sanfona do avô, depois da sua morte, em 2013. Arthurzinho hoje é um dos representantes da nova geração de tocadores da sanfona de oito baixos. O programa traz momentos musicais com os convidados tocando forró. Vitor Ramos, neto de Arlindo, faz também uma participação especial, tocando triângulo.
Diviol Lira, jornalista, músico e atual assessor de Cultura Popular da Secult-PE, é o mediador da conversa. “A sanfona de oito baixos representa uma tradição musical única no Nordeste do Brasil, do jeito de se tocar à manutenção desse instrumento. Arlindo dos Oito Baixos, o Mestre do Beberibe, foi pioneiro. Além dos palcos, dedicou-se ao ensino, afinação e reparos de sanfonas. Em Dois Unidos, no Recife, no quintal de sua casa, criou o Forró do Arlindo, onde, semanalmente, acolhia artistas consagrados e iniciantes da música. Foram mais de 50 anos de carreira dedicados à manutenção e preservação da genuína música nordestina, o que tornou o Mestre do Beberibe uma referência inesquecível para a música brasileira”, diz Diviol, ele próprio, sanfoneiro.
Serviço
Cultura em Rede Especial: Homenagem aos 80 anos de Arlindo dos Oito Baixos
Quando: 16 de abril de 2022 (sábado), às 19h
Transmissão: www.youtube.com/SecultPE | www.facebook.com/culturape
Foto: Blog do Assis Ramalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário