domingo, 17 de abril de 2022

Serviços de melhoramentos no abastecimento de água de Garanhuns realizados em 1934

Foto: Vista geral das obras do reservatório R 3 do Morro do Triunfo com capacidade de 860 m³

Jornal Diário da Manhã - Recife - Terça-feira, 23 de Outubro de 1934

Obteve os melhores resultados a excursão promovida pelo Clube de Engenharia aos serviços de abastecimento d'água da cidade de Garanhuns.

A comitiva na sua maioria composta de sócios do clube, famílias, estudantes e representantes da imprensa, partiu desta cidade (Recife) pelas 5 horas e 20 minutos de sábado em composição especial da Great Western.

A viagem decorreu normalmente, tendo o Dr. Arlindo Luz prodigalizado aos excursionistas o que estava ao seu alcance para o melhor conforto e êxito da longa jornada.

Oito horas e vinte minutos, durou a viagem tendo à comitiva, chegado àquela cidade serrana a uma hora e vinte minutos.

Recebida pelos representantes da Comissão de Saneamento do Interior o prefeito Mário Lira, a comitiva foi em parte hospedada no Hotel Central de onde, após regular descanso, passou às visitas constantes do programa.

O primeiro local visitado foi  a Gruta do Pau Pombo, antigo poço que abastece uma parte da cidade.

Em seguida a Comitiva dirigiu-se ao Vale do Mundaú onde existem vultuosas obras de perfurações de poços, cortina subterrânea, e assentamento de máquinas.

Ali o braço produtor do japonês, criou uma vasta cultura de hortaliças, que vem sendo aumentada dia a dia nos terrenos cedidos pela Prefeitura Municipal.

Instalados há poucos meses naquela região os colonizadores japoneses, passaram a cultivar a terra, estabelecendo ali novos métodos agrícolas.

Os excursionistas visitaram outros pontos pitorescos da cidade, regressando ontem a esta cidade, onde chagaram pelas 15 horas.

Dados sobre o serviço que se está executando em Garanhuns:

ABASTECIMENTO D'ÁGUA

O abastecimento atual inaugurado em 1918, é feito por uma rede de tubos de ferro galvanizado, com uma extensão aproximada de 7.460 metros. A água é recalcada diretamente na rede distribuidora e provém de um poço existente na gruta do Pau Pombo. Um reservatório existente no Morro do Triunfo, na cota 910, recebeu a princípio a água recalcada do Pau Pombo, porém sua má construção tornou-o em pouco tempo imprestável para o serviço. O volume d'água bombeado é de cerca de 2 litros p. s. ou sejam 173 m. c. diários. Deste volume insuficientíssimo, servem-se 303 casas além da Usina de Luz que desvia uma boa parte para o funcionamento dos motores. A maneira irregular de recalque direto na distribuição, requer uma manobra continua de torneiras de passagem o que faz com que a cidade seja abastecida ora em um trecho ora em outro. Para uma cidade com aproximadamente, 2.000 casas abastecíveis o número das que possuem instalação domiciliar é pequeníssimo e mesmo para estas é comum a falta d'água, mormente se  não possuem reservatório.

Reservatório do Morro do triunfo em pleno funcionamento meses depois

Existem chafarizes, mas estes pouco servem a população devido a que não funcionam regularmente. A maior parte da população se abastece de água proveniente da fonte de Vila Maria, que é transportada para a cidade em costas de animais. As condições de higiene da fonte da Vila Maria e suas imediações é de tal ordem precária, que não se faz nenhuma análise para condenar integralmente o uso da água proveniente dali. Existem outras fontes que abastecem a cidade pela mesma forma, porém em menos escala como sejam Pau Pombo e Vila Regina que servem e Boa Vista e Pau Amarelo que abastece Heliópolis. A água considerada de boa qualidade, para  ser usada como alimento, é proveniente da fonte da Serra Branca que fica um pouco afastada da cidade. É vendida a razão de 2$000 a carga, com cerca de 80 litros.

Concorrendo ainda para deficiência do abastecimento está a má condição dos tubos da rede, todos eles com secção reduzidíssima pela ferrugem.

O NOVO SERVIÇO

O projeto do novo serviço de abastecimento ora em execução, foi elaborado pelo escritório Saturnino de Brito obedecendo a diretriz indicada pelo Dr. F. S. Rodrigues de Brito em relatório que apresentou ao Governo do Estado após a visita que fez a esta cidade em 1928 e consta de :

a) Captação de fonte do Pau Pombo

b) Idem na fonte da Vila Maria

c) Idem no Vale do Mundaú

d) Construção de dois reservatórios novos e reconstrução do existente

e) Construção de adutoras e instalação de bombas para o recalque

f) Tratamento bacteriológico

g) Rede de distribuição

A água para abastecimento da cidade, é toda de origem subterrânea, captada em três lugares diferentes e recalcada por bomba para os reservatórios, de onde partem as redes distribuidoras.

A captação de Pau Pombo será feita no local da atual. As possibilidades do manancial foram aumentadas com a desapropriação de um terreno a jusante, onde já existem dois poços que serão melhorados. Um outro poço de reunião será aberto bem como construída uma barragem subterrânea. A água será recalcada para o reservatório situado no Morro do Triunfo, que já está quase concluído e foi construído aproveitando como escavação o que lá existia e estava abandonado.  Pau Pombo alimentará este reservatório com 31 p. s. que por sua vez abastecerá a Zona Alta da cidade compreendida entre as cotas 895 e 865. Para o abastecimento das casas que ficam acima da cota 895 zona que foi denominada de "ALTÍSSIMA", se terá que construir, futuramente, uma pequena caixa para onde será a água bombeada. Atualmente sendo pequeno o número  destas casas, receberão água com pequena pressão.

A captação de Vila Maria fornecerá também três  1. p. s. e a água será recalcada para o reservatório situado na  cota 850 abastecendo a zona baixa da cidade.

A zona média será abastecida pela água proveniente da captação do Vale do Mundaú. Esta captação está prevista para fornecer 11 1. p. s. podendo no futuro ser aumentada com a construção de uma barragem estudada no projeto. Situado a cerca de 3 km do centro da cidade, a água deste manancial será recalcada para o reservatório que será construído na cota 882. Servirá a parte mais densa da cidade,  compreendendo quase todo o comércio e distribuirá 1000 m. c. diários.

Os trabalhos de captação do Vale do Mundaú vão adiantados. Existem 6 poços construídos, sendo cinco deles de 2 metros de diâmetro e uma profundidade média de 4,50 metros, e outro de reunião com 3 metros de diâmetro e a profundidade de 6,70 metros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Concurso Prefeitura de Paranatama – PE: 180 vagas imediatas; até R$ 8 mil

Já está em andamento o concurso da Prefeitura de Paranatama, que oferta 180 vagas imediatas, com ganhos na faixa entre um salário-mínimo e R...