quarta-feira, 25 de maio de 2022

Adelmo Arcoverde lança o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”

O professor pernambucano Adelmo Arcoverde lança, quinta-feira (26), às 16h, o livro “Viola do Nordeste – Da Cantoria A Viola Progressista”, no Auditório Marco Camarotti (Sesc Pernambuco). Contemplada pelos recursos do Funcultura, a obra traz o primeiro método voltado para o ensino da viola nordestina, dividia em dois módulos, o primeiro abrange o método prático, assimilação de vocabulários musicais e o desenvolvimento técnico para o estudante, o segundo contempla um acervo de partituras musicais do autor, arranjos de canções de Luiz Gonzaga e transcrições de melodias de diversos gêneros da cantoria de repente. O evento será gratuito e terá a retirada de ingressos, a partir das 15h.

Em 40 anos de pesquisa, o professor Adelmo Arcoverde se destaca e é reconhecido nacionalmente pela sua contribuição à cultura popular. “Esse método é fruto de longos anos de pesquisa, passei 37 anos pesquisando a viola, fui professor no Conservatório Pernambucano de Música e percebi que os violeiros e repentistas trabalham em escalas muito parecidas com os modos gregos e antigos e a partir disso visualizei uma maneira de passar esse conhecimento de viola para os meus alunos. A criação do método é um compilado de vivências e conhecimentos abordando melodias dos cantadores com o intuito de aprofundar e iniciar o processo dos estudantes de viola nordestina”, completa Adelmo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em 1935 Lampião leva pânico aos moradores de Garanhuns

Noites de inquietação e pavor de 26 de maio  a 1º de junho, em Garanhuns, com as notícias de Lampião nas proximidades. De fato, no dia 29 de...