quarta-feira, 11 de maio de 2022

História de Garanhuns

 Lei Nº 2.126 - De 31 de Agosto de 1984. "Denomina de Carmosina Araújo, o Auditório do Teatro do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti". Prefeito - José Inácio Rodrigues.

Carmosina Monteiro de Araújo era natural de Belo Jardim, Pernambuco, veio para Garanhuns em companhia de seus pais nos primeiros anos de sua existência. Educou-se em colégio local, tendo se formado no Curso Normal, hoje Curso de Magistério, passando a lecionar em escolas primárias. Posteriormente diplomou-se em biblioteconomia, passando a residir na cidade do Recife, onde, em 1949 fundou o "Teatro de Marionetes Monteiro Lobato", que em seguida transferiu para o Rio de Janeiro onde passou a residir em companhia do esposo Verediano Araújo, tornando-se deste modo, na primeira pessoa que trabalhou para instituir no Brasil esse tipo de teatro que até então embora fosse levado ao público, principalmente em praças e locais, visando distrair a coletividade, não havia alcançado a dimensão que ela conseguiu, nem o reconhecimento social em torno dessa atividade artística e cultural.

Mas, sua atividade intelectual não se limitou à arte cênica pernalizando e dando animação ao inanimado. Dedicou-se à literatura, escrevendo peças para o teatro, sendo agraciada pela Academia Brasileira de Letras, em 1972 recebendo o "Prêmio Artur Azevedo" como autora da "Peça Chica da Silva". O prêmio foi outorgado por decisão do júri integrado por acadêmicos como, Josué Montello, Genulino Amado, Magalhães Júnior e Adonias Filho. Escreveu também a peça folclórica "Bumba seu Boi" que foi representada pelo "Grupo Folclórico Simôa Gomes" criado por ocasião da administração do prefeito Luiz Souto Dourado. Recebeu a Medalha de Cidadã Honorária do Estado da Guanabara.

Em sua trajetória no recife, Rio de Janeiro e aqui mesmo em Garanhuns Carmosina Araújo de um uma contribuição expressiva para nosso Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Municípios de PE recebem R$ 87,9 milhões da cessão onerosa em 20 de maio

Municípios pernambucanos recebem recursos da cessão onerosa no valor de R$ 87,9 milhões na próxima sexta-feira, 20 de maio. Uma das conquist...