terça-feira, 10 de maio de 2022

História de Garanhuns

Da esquerda para a direita, Ivo de Souza, então gerente da Rádio Difusora de Garanhuns, prefeito Amílcar da Mota Valença, Governador Paulo Guerra (recebendo título de Cidadão de Garanhuns) e o vereador José Inácio Rodrigues. Créditos da foto: Jornal O Século.

Em 16 de Julho de 1977 o jornal "O Monitor publicava" - "Morte do Ex-Governador Paulo Guerra enluta Garanhuns" - Com a morte do senador Paulo Guerra, ocorrida às 23h40m do dia 09 do corrente (julho), em Brasília, Garanhuns perdeu um dos seus grandes benfeitores e amigo. Quando no Governo no Estado de Pernambuco, o Dr. Paulo Guerra realizou um trabalho dos mais benéficos para o nosso Município através de obras consideradas das mais importantes para o desenvolvimento de nossa terra. Entre as realizações do então Governador Paulo Guerra, destacamos: construção dos conjuntos residenciais da COHAB e da  Vila José Bernardino Teixeira; eletrificação dos Distritos de Itacatu (São Pedro), Miracica e Iratama; construção do Núcleo de Supervisão Pedagógica e CAMP; construção dos Grupos Escolares: Elvira Viana, Dom João da Mata Amaral, João Domingos da Fonseca, Elisa Coelho e Giselda Vieira Vieira Belo; reforma dos  prédios da Coletoria Estadual, Compesa e Celpe.

Foto: Ivo Amaral, Amílcar da Mota Valença e Paulo Guerra.

Pelo muito que fez em benefício de Garanhuns o Dr. Paulo Pessoa Guerra recebeu o Título de Cidadão de Garanhuns, quando no exercício do cargo de Governador do Estado. O Projeto de Resolução, mais tarde aprovado e transformado na  Resolução de nº 422, datada de 01 de Setembro de 1965, foi de autoria do então vereador Ivo Tinô do Amaral, que em sua justificação, relacionava as obras executadas pelo homenageado, em  nosso Município. A proposição do vereador Ivo Amaral foi subscrita pela maioria dos componentes do Poder Deliberativo e aprovada por unanimidade.

Em solenidade realizada no dia 18 de janeiro de 1967,  a Câmara Municipal de Garanhuns, reunida extraordinariamente, fazia entrega da  outorga que fora conferida ao Dr. Paulo Guerra. Na oportunidade o então vereador Ivo Tinô do Amaral, saudando o homenageado, voltava a dizer aquilo que  o Governador fizera por Garanhuns. Na sua simplicidade, o Governador, ao agradecer a homenagem que recebia do Povo de Garanhuns, dizia que não fizera nada mais do que cumprir com o seu dever de governante.

O Prefeito Ivo Tinô do Amaral, decretou luto Oficial por três dias em todo o território do Município. Juntamente com o ex-Prefeito Amílcar da Mota Valença e com o Secretário da Coordenação e Planejamento, Jaime Alves Pinheiro,  Ivo Amaral compareceu aos  funerais.

Resolução N° 422 - De 1º de Setembro de 1965. "Concede Título de Cidadão de Garanhuns, ao Dr. Paulo Pessoa Guerra, Governador do Estado de Pernambuco".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Frase do dia

"A alegria está em tudo; precisamos saber extraí-la." ( Kong-tsé , mais conhecido como Confúcio [551-479 a. C.], filósofo chinês).