terça-feira, 3 de maio de 2022

I Festival Manihot: Mandioca & Paladar anuncia programação

Com incentivo do Governo do Estado de Pernambuco, por meio dos recursos do Funcultura, acontece nos próximos 4, 5 e 6 de maio, das 14h às 20h, o “I Festival Manihot: Mandioca & Paladar”, na Faculdade Maurício de Nassau (Bloco C). O evento terá palestras, aulas-show (degustação) e feira agroecológica, com produtos beneficiados da mandioca.

O festival gastronômico agrega atividades formativas e uma feira agroecológica que tem a mandioca como grande estrela, eleita o alimento do Séc.21 pela ONU e reconhecida como uma raiz não só saborosa e nutriente, mas mantenedora do meio-ambiente. Com palestras e aulas-show com degustação, o festival valora a importância do cultivo e da utilização da raiz em nossas mesas como um alimento muito utilizado na gastronomia pernambucana e ressalta os seus valores nutricionais, as técnicas de cultivo e o aproveitamento na variedade de receitas.

A minifeira agroecológica vai contar com diversos produtos cultivados e produzidos por agricultoras agroecológicas e agroflorestais da nossa região. O público terá a oportunidade de levar os produtos para casa, além de conferir através das aulas show com degustação, diversas receitas saborosas e inusitadas a exemplo do “Dudu de Macaxeira” receita de Cristina Freitas, do Engenho Conceição, Sirinhaém-PE e do “Poréu com frutas da estação”, trazida pela ecochef Teresa Corção, do Instituto Maniva (RJ).

Ao todo, estão programadas três palestras e seis aulas-show com degustação, inteiramente gratuitas com inscrições através dos links abaixo para cada dia.

Programação:

DIA 4 DE MAIO

14h – Palestra “Mandioca: “Comida de Território”, com Patrícia Bustamante (AL)

15h30 – Aula-show “A Mandioca nossa de cada dia: Dudu de macaxeira e Bolo de macaxeira” (degustação), com Cristina Freitas (Engenho Conceição – Sirinhaém – PE)

17h – Aula-show  “O que a Mandioca tem? A Farinha d’água – cuscuz amazônico e suas adaptações” (degustação), com a eco chef Teresa Corção (RJ)

17h às 20h – Feira Agroecológica

Link de inscrição: forms.office.com/r/wB9LczVU3z

DIA 5 DE MAIO

14h – Palestra “Mandioca: plantar, colher, comer”, com Cris Petroni (Sítio Sete Estrelas – Igarassu – PE)

15h30 – Aula-show “A Mandioca nossa de cada dia: Funji” (degustação), com Cristiane Correia (Comunidade Quilombola Eng. Siqueira – Rio Formoso – PE)

17h – Aula-show “O que a Mandioca tem? O polvilho azedo – lasca crocante com mil sabores” (degustação), com a eco chef Teresa Corção (RJ)

17h às 20h – Feira Agroecológica

link de inscrição: forms.office.com/r/paD4E62taT

DIA 6 DE MAIO

14h – Palestra “A Mandioca e a Agricultura Familiar”, com Alexandre Pires (PE)

15h30 – Aula-show “A Mandioca nossa de cada dia: Pão de macaxeira com alho poró” (degustação), com Lenir Pereira (Sítio São João – Abreu e Lima – PE)

17h – Aula show com degustação “O que a Mandioca tem? A raiz do Brasil – poréu com coco e calda da estação” (degustação), com a eco chef Teresa Corção (RJ)

17h às 20h – Feira Agroecológica

link de inscrição: forms.office.com/r/GnGC3NPWmN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Municípios de PE recebem R$ 87,9 milhões da cessão onerosa em 20 de maio

Municípios pernambucanos recebem recursos da cessão onerosa no valor de R$ 87,9 milhões na próxima sexta-feira, 20 de maio. Uma das conquist...