Com apenas um aplicativo, o visitante pode apontar a câmera do celular para qualquer obra de arte e obter, em tempo real, informações sobre o autor, áudios explicativos, vídeos, animações e até interatividade, tornando a experiência imersiva ainda mais memorável.
“Acreditamos que cada exposição tem uma história para contar. Nossa solução facilita a fusão da realidade com o mundo digital, criando exposições multissensoriais que conectam o público à arte e à cultura como nunca antes”, afirma O CEO e fundador da 3rdi Lab, Raj Nayak.
Fundada em 2018, a 3rdi Lab desenvolve tecnologias voltadas a fornecer ao mercado de arte e cultura ferramentas que permitam acesso a narrativas imersivas por meio da inteligência artificial. A empresa faz parte do Canada Hub, iniciativa da Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) que oferece todas as condições para empresas canadenses se estabelecerem no Brasil.
De acordo com Raj Nayak, esse apoio foi essencial para que a chegada ao Brasil se tornasse uma realidade. As negociações com o Museu Catavento tiveram início em julho do ano passado e a nova experiência já foi disponibilizada aos visitantes em 26 de março deste ano, celebrando as comemorações de aniversário do museu localizado no Palácio das Indústrias -construído no início do século XX e que já foi sede da prefeitura de São Paulo.
Um leque de oportunidades
Tendo já registrado uma visitação anual total de 38,46 milhões de pessoas a museus em 2018 (volume que caiu para 7 milhões em 2020, por conta da pandemia), o Brasil representa uma oportunidade de negócios bastante importante para empresas que, como a 3rdi Lab, desenvolvem soluções inovadoras que permitam enriquecer a experiência dos seus visitantes.
Apenas em São Paulo, o Canada Hub identificou uma série de instituições que poderiam utilizar essa nova tecnologia. Elas incluem a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu da Imigração, o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP) e o Museu Afro Brasil, entre outras.
Nayak lembra que o Brasil está entre os países que mais arrecadam recursos com a venda de ingressos para museus no mundo – o que o torna um mercado bastante importante para a ferramenta desenvolvida pela 3rdi Lab.
“Temos mantido conversas com outras instituições no Brasil, como o Museu da Imagem e do Som (MIS), o Museu do Futebol, o Museu da Língua Portuguesa e o Museu de Arte de São Paulo (Masp). Em setembro, o Museu do Ipiranga será reaberto, e há a possibilidade que possamos desenvolver algo também para lá. Há muita coisa acontecendo no Brasil para nós, e o Museu Catavento foi um excelente lançamento”, avalia.
No exterior, a 3rdi Lab já possui como parceiros instituições renomadas, tais como: Art Gallery of Nova Scotia, Associação Canadense de Museus, Rede de Organização de Museus Europeus e a Aliança Americana de Museus, entre outros.
Sobre a 3rdi Lab:
A 3rdiLaboratory Inc. é uma startup fundada em 2017 com o objetivo de fornecer ao mercado de arte e cultura novas ferramentas para engajamento, conexão e descoberta através do poder da narrativa imersiva. No desenvolvimento de nossa tecnologia proprietária, a 3rdi Lab criou maneiras para que pessoas de todas as idades, em especial as gerações mais jovens, tenham a oportunidade de mergulhar nas exposições e nas histórias que definem o mundo em que vivemos.
Sobre a Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC):
A Câmara de Comércio Brasil-Canadá (CCBC) é uma organização independente, mantida pelo setor privado e sem fins lucrativos, fundada em 1973. Há 49 anos é um importante elo, aproximando pessoas, empresas, instituições públicas e privadas de vários ramos de atuação nos dois países. A ampla rede de relacionamentos e a longa expertise são base de um sólido trabalho de promoção comercial nos mercados brasileiro e canadense, incluindo exportações, importações e investimentos. As iniciativas contemplam ainda as áreas de finanças, infraestrutura, educação, tecnologia e inovação, cultura, gastronomia e social.
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