segunda-feira, 16 de maio de 2022

Sesc Dramaturgias realiza oficina de acessibilidade artística para projetos culturais em Garanhuns

Andreza Nóbrega - crédito: Olívia Godoy/Divulgação

O projeto Sesc Dramaturgias promove, em Garanhuns, a oficina “Fora da Caixa: Acessibilidade Artística para Projetos Culturais”, de 17 a 20 de maio, no Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios do Sesc (CPC Sesc). As inscrições custam R$ 44 e podem ser feitas na Central de Relacionamento da unidade, que fica na Rua Cônego Benigno Lira, s/n, no Centro. Os trabalhadores do comércio e seus dependentes, em dia com a Credencial Sesc, têm desconto e pagam R$ 22. As aulas serão presenciais, no CPC Sesc, das 13h às 17h.

A oficina é idealizada por Andreza Nóbrega, atriz, audiodescritora, professora da rede pública de ensino e produtora cultural. Trata-se de uma ação inovadora que visa promover um espaço formativo para compreender os fundamentos da acessibilidade e das tecnologias assistivas, a fim de adotá-las no universo da produção cultural, numa perspectiva artística e criativa na qual as estratégias de acessibilidade assumem uma dimensão poética e estética.

Tem como proposta inspirar e desenvolver estratégias criativas e artísticas de acessibilidade para projetos culturais alinhados aos fundamentos técnicos da área. Nas aulas, são apresentados os fundamentos da acessibilidade comunicacional, do Desenho Universal e dos princípios da acessibilidade criativa e artística. Em seguida, a ministrante propõe aos participantes que esbocem uma proposta acessível para um projeto cultural.

Andreza Nóbrega é coordenadora da VouSer Acessibilidade, que desenvolve concebe ações criativas e artísticas na interface das diversas linguagens artística e da diversidade, tendo impulsionado a capacitação e a visibilidade de artistas com deficiência. Também é doutoranda em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), com pesquisa envolvendo a pedagogia do teatro, a inclusão e a formação de espectadores.

Sesc Dramaturgias – O projeto promove espaços de formação, experimentação e intercâmbio artístico e cultural em todas as regiões do Brasil. São oficinas de Leitura Dramatizada, Escrita Dramatúrgica, Dramaturgia da Atuação, Dramaturgia da Dança, Dramaturgia do Circo, Dramaturgia da Luz, Dramaturgia da Produção e Encenação, ministradas por artistas e pesquisadores atuantes na cena nacional. O projeto é voltado para estudantes, artistas profissionais e amadores, e interessados em artes cênicas em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Em 1935 Lampião leva pânico aos moradores de Garanhuns

Noites de inquietação e pavor de 26 de maio  a 1º de junho, em Garanhuns, com as notícias de Lampião nas proximidades. De fato, no dia 29 de...