Durante o festival foi realizada nas dependências do SESC a exposição “Ivo Amaral e o nascimento do FIG”.
Os feitos de Ivo, foram relembrados na exposição. A sua história de vida e a de Garanhuns, por várias ocasiões se coincidem.
HISTÓRIAS QUE COINCIDEM
Em um pequeno cômodo, Ivo Tinô do Amaral guarda memórias infinitas. São centenas de fotos, dezenas de certificados e anos de jornal encadernados. Mais do que isso, neste minimuseu que Ivo tem em casa, está meio século de história de uma cidade que ele ajudou a construir.
Não é por acaso que os documentos de Garanhuns coincidem com a trajetória deste homem. Vida pessoal e pública se confundem desde a década de 1960. Cenas de sua mulher e de seus oito filhos foram encontradas no mesmo álbum onde figuram imagens de governadores, senadores e presidentes; fotos de seus carnavais estão no mesmo noticiário que estampa seus eventos políticos.
Amaral, nascido na fazenda Salobro, situada onde hoje é o município de Lajedo, foi prefeito de Garanhuns por duas vezes (1977-1982 e 1989-1992) além de anteriormente, ter sido eleito vereador e vice-prefeito pela mesma cidade e, posteriormente, deputado estadual em dois mandatos.
No rol das suas grandes ações estão a instalação do Relógio de Flores, principal ponto turístico da Suíça Pernambucana e a criação do festival de Inverno de Garanhuns (FIG), maior evento cultural local e um dos mais importantes do Estado, que ganha destaque nesta mostra.
Durante os exatos 80 anos de vida, Ivo Amaral construiu uma grande família e uma trajetória reta que lhe rendeu a homenagem neste 24º FIG. Neste saguão do SESC, transpomos parte de enorme acervo pessoal do ex-prefeito somada a diversos achados "arqueológicos" de pesquisa realizada no Recife e em Garanhuns. Fotos, jornais, ingressos, certificados, diplomas, medalhas. Relíquias que ajudam a recontar a história de um homem, de um festival e de uma cidade.
*Chico Ludermir - Curador e Coordenador da Exposição "Ivo Amaral e o Nascimento do FIG" (Julho de 2014).
Publicidade
Nenhum comentário:
Postar um comentário