terça-feira, 5 de julho de 2022

Sesc inaugura Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios em Garanhuns


Imagine um complexo ímpar de espaços e serviços pautados em criatividade, fomento e produção cultural e artística de Pernambuco. Agora, pense que o raio de ação territorial dessa estrutura tem a capacidade de dialogar e integrar a produção cultural local com a de outros estados, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da economia criativa do Nordeste. Tal conceito sintetiza o Centro de Produção Cultural, Tecnologias e Negócios (CPC) – João Ferreira da Costa, que o Sesc Pernambuco inaugura oficialmente, nesta terça-feira, dia 5, às 19h, em Garanhuns, Agreste Meridional. O evento será conduzido pelo presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto. Na mesma ocasião, ele receberá o título de Cidadão Garanhuense.

Fruto de um investimento de cerca de R$ 38,8 milhões em obras e equipamentos, o CPC Sesc volta-se à atração de diversos públicos valendo-se da produção cultural e criativa, facilitada pelas tecnologias e pelas novas práticas econômicas, de negócios sociais e da economia circular. O empreendimento está localizado na Rua Cônego Benigno Lira, no centro da cidade.

A edificação possui um alto padrão construtivo e abriga diversos espaços: Teatro Reinaldo de Oliveira, Cine Jardim, Espaço Coleção Josevaldo Araújo de Melo, Auditório João de Barros e Silva e salas de aula. Conta ainda com amplo hall, Comedoria Garanhuns, Livraria CEPE-Sesc, biblioteca e loja, constituindo uma área de convivência aberta para a comunidade em geral, no térreo do bloco principal.

A unidade engloba a Escola Sesc de Artes, que realiza um programa sistemático de formação artística com cursos de música, teatro, literatura, dança, artes visuais e audiovisual nas cinco salas de aulas que compõe esse espaço. Os serviços têm preços acessíveis com desconto para os trabalhadores do comércio e dependentes, em dia com a Credencial Sesc. As informações sobre dias e horários das aulas estão disponíveis na Central de Relacionamento.

O empreendimento é o local ideal para que empresas e instituições públicas e privadas possam realizar grandes eventos como congressos, simpósios e feiras, bem como para que os produtores artísticos realizem espetáculos em geral.

“A entrega oficial do CPC Sesc segue uma programação de inaugurações que o Sistema Fecomércio/Sesc/Senac vem realizando nos últimos meses em Pernambuco. Este empreendimento, que nasceu da ideia visionária do saudoso professor Josias Albuquerque, é o reconhecimento da importância de Garanhuns para a vida artística de nosso estado. Todos e todas que lidam com as artes de um modo geral têm no CPC Sesc o espaço perfeito para o desenvolvimento de projetos que só enaltecem a cultura de nosso povo. Além disso, é ainda um excelente local de negócios, onde podem ser realizados, por exemplo, congressos dos mais variados setores econômicos, sociais e de saúde”, ressalta Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.

O CPC Sesc também está aberto a firmar parcerias com instituições públicas e empresas. Atualmente, possui acordo em vigor com a Secretaria de Educação de Garanhuns, através do qual atende 155 alunos da rede pública, dos 4 anos até pessoas acima dos 60, que participam da Escola Sesc de Artes.

Espaços do CPC Sesc:

Teatro Reinaldo de Oliveira 

O Teatro Reinaldo de Oliveira é o primeiro da Rede Sesc no Nordeste e o terceiro do Brasil com a configuração italiana. Pode receber 496 espectadores, sendo 376 na plateia, incluindo espaço para 10 usuários de cadeiras de rodas e quatro poltronas especiais para obesos e rampas de acesso, além de 120 assentos no balcão. Possui duas cabines de audiodescrição e tradução simultânea e plataforma elevatória para o palco, que tem 11,80m de largura, 14m de profundidade. Possui sistemas de som, iluminação e projeção e toda parte de urdimento: cortinas, pernas, bambolinas, rotundas, ciclorama e varas.

O teatro dispõe de uma equipe formada por técnico de som, iluminação e cenotécnico. A casa possui dois camarins, cada um com duas salas, sendo um deles com capacidade para oito pessoas, e outro é coletivo, para até 16 pessoas em cada andar. Os camarins são equipados com bancadas, cadeiras, espelhos, luz de ribalta, sanitários, ferro elétrico, araras e chuveiro elétrico. O teatro possui no backstage uma sala técnica e acesso externo diretamente para o palco.

Cine Jardim 

A sala de Cinema do CPC Sesc é uma das mais modernas do interior e oferece conforto e acessibilidade para os frequentadores. Conta com 152 poltronas, um assento para obeso e três para usuários de cadeiras de roda ou com mobilidade reduzida. Possui equipamentos com tecnologia avançada, projeção digital DCP (projetor 2K) e distribuição de som Dolby Digital. Sua programação é composta de filmes nacionais e internacionais do acervo do Sesc e funcionará com programadoras nacionais.

Vale ressaltar que o Sesc Pernambuco assinou recentemente acordo de colaboração de natureza técnica, educativa e cultural com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) visando à difusão dos acervos e das atividades formativas da cinemateca Pernambucana e do Projeto Alumiar de Cinema Acessível. O CPC Sesc será contemplado com tal parceria.

Espaço Coleção Josevaldo Araújo de Melo 

Este espaço conta com um acervo com mais de 2.000 peças doadas ao Sesc Pernambuco pelo colecionador Josevaldo Araújo de Melo, professor da Universidade de Pernambuco – Campus Garanhuns. As peças representam os mais diversos suportes e materialidades, com recortes temáticos que vão desde a arte popular, passando pela arte sacra, arte latinoamericana até a arte indígena. O acervo possui um grande e eclético conjunto de peças, incluindo mobiliário, artes decorativas, artesanato e etnografia indígena.

Hall 

É um espaço de configuração múltipla, ideal para feiras, exposições, espetáculos, lançamentos de livros, além de poder ser utilizado para venda de produtos relacionados com os espetáculos em cartaz.

Auditório João de Barros e Silva

O auditório do CPC Sesc é um amplo espaço com capacidade para até 200 pessoas, podendo ser utilizado para diversas atividades como palestras, debates, congressos, seminários, lançamento de livros e apresentações artísticas. As cadeiras são acolchoadas e possuem braços com suporte para escrever. Conta com rampas de acesso para pessoas com deficiência, equipamentos de som e projeção. Além disso, possui um camarim e sala de imprensa como suporte.

Comedoria Garanhuns

Com conceito de “Comedoria Popular” tem como parâmetros a gastronomia local, suas influências e territorialidade. Parte da proposta de alimentação conceitual e de pertencimento, respeitando os receituários quilombolas, a valorização do Agreste e suas particularidades identitárias e a diversidade da bacia leiteira. A louçaria é ilustrada com obras do xilogravurista J. Borges e o cardápio é assinado pela chef Ana Cláudia Frazão, que proporciona um delicioso passeio por receitas que trabalham a afetividade e a memória.

Salas de aula

O CPC Sesc contém três salas equipadas para aulas de teatro, dança e música, e duas que comportam os laboratórios de literatura e de música.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

STF decide que mudanças na lei de improbidade não retroagem para condenações definitivas

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que o novo texto da Lei de Improbidade Administrativa (LIA - Lei 8.429/1992), com as alterações ins...