quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Educação 5.0 é o tema do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação


A revolução educacional ocasionada pela chegada do 5.0 é a principal temática impulsionadora da 18ª edição do Congresso Internacional de Tecnologia na Educação do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac. O evento acontece nos dias 21, 22 e 23 de setembro, em formato híbrido e descentralizado, com atividades em Caruaru (presenciais) e em Recife e Petrolina (híbridas), além de totalmente virtuais. A programação conta com 30 palestras e 8 oficinas capitaneadas por nomes importantes do cenário nacional, além de apresentações culturais, shows, tour pedagógico, Ideathon (maratona de inovação), Salão de Tecnologia e Empreendedorismo e Espaço do Conhecimento (espaço dedicado à apresentação de trabalhos acadêmicos).

No rol de palestras, nomes como Cláudia Costin (SP), Terezinha Rios (SP), José Pacheco (Portugal), Bernard Charlot (França), Fred Amâncio (PE), Silvio Meira (PE), Francisco Saboya (PE), Jairo Martiniano (PE) e Pierre Lucena (PE). A Era da Educação 5.0 é a palestra de abertura, que acontece na quarta (21) e será ministrada por Silvio Meira. A programação segue com temas, como a agenda 2030 para a educação, gamificação, diversidade de gênero na escola, BNCC, gestão escolar no mundo VUCA, comunicação não violenta, saúde mental, mercado de trabalho, cultura da inovação, entre outros.

O presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-PE, Bernardo Peixoto, reforça a importância histórica do Congresso dentro do ininterrupto processo de qualificação dos educadores, bem como seu caráter conscientizador para a necessidade de imergir no universo tecnológico, tornando o processo de ensino-aprendizagem cada vez mais inovador. “As criações tecnológicas dentro dos ambientes de ensino precisam ir muito além das telas, botões e softwares. É isso que pretendemos sublinhar nesta nova edição do Congresso. Tecnologia e inovação não só podem, como precisam surgir por meio de grandes ideias, mudanças nas metodologias, linguagens e formas de fazer”, conclui o presidente.

As oficinas serão realizadas nos formatos presencial, em Caruaru, e virtual. Entre os temas em discussão, aprendizagem criativa, possibilidades de sala de aula, realidade aumentada, inteligências corporais, cultura maker e jogos educacionais. Além da programação de palestras e oficinas, o evento também contará com Ideathon - maratona de 20 horas para mobilizar pessoas na busca de soluções criativas para problemas educacionais; Salão de Empreendedorismo - espaço voltado para a apresentação e comercialização de serviços; tour pedagógico; Espaço do Conhecimento - ambiente para socialização de produção científica com submissão de trabalhos até o dia 31/8, e os prêmios Lucilo Ávila e Josias Albuquerque, que reconhecem, respectivamente, experiências pedagógicas exitosas em Pernambuco e educadores, empresários e lideranças que contribuíram para o desenvolvimento da educação no estado.

Inscrições e informações – As inscrições para o XVIII CITE podem ser realizadas pelo site do Senac (www.tecnologianaeducacao.com.br), ao valor de R$ 99,90 para as programações presenciais e híbridas, e de R$ 49,90 para a programação 100% virtual. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 0800.081.1688 ou 3413.6728/6729/6730.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prêmio Lucilo Ávila Pessoa de Educação premiará experiência pedagógica criativa

Parte da programação do XVIII Congresso Internacional de Tecnologia na Educação, premiação está com inscrições abertas Com o objetivo de amp...