quinta-feira, 25 de abril de 2024

Representantes da CPRH e Semas visitam obras da Refinaria Abreu e Lima


Representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Semas-PE visitaram, na última terça-feira (23), a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A refinaria, que é a mais moderna da Petrobras e opera com foco na produção de Diesel S10, deve entregar até o fim do ano uma nova unidade para abatimento de emissões, transformando gases e partículas em novo produto para comercialização, o ácido sulfúrico.

O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, destacou o comprometimento da Petrobras no cumprimento das legislações ambientais. “Hoje foi um dia muito feliz, estamos contentes em visitar uma empresa que valoriza e preserva o meio ambiente, prezando pelo desenvolvimento de Pernambuco”, comentou.

O Secretário Executivo de Meio Ambiente da Semas-PE, Walber Santana, ressaltou o trabalho que a refinaria vem desenvolvendo para promover a transição energética. “Na visita compreendemos que o convencional pode ser feito de forma diferente e sustentável, isto é: produzir Diesel S10 com a adição de matérias primas renováveis. A RNEST demonstra que está no caminho certo.”

A comitiva do governo estadual foi recebida pelo Gerente Geral da Refinaria, Marcio Maia, que afirma: “Essa visita é importante para a integração entre a Petrobras e os órgãos ambientais estaduais. Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para avançarmos na produção de combustível e gerarmos valor para a sociedade. A RNEST possui muitos desafios pela frente e a interação hoje reforçada é uma importante etapa para a Petrobras e para Pernambuco”.

Também participaram da visita, representando a Semas, o Gerente Geral de Controle Interno, Pedro Carvalho e o chefe de Gabinete, Danilo Nogueira. Representando a CPRH, participaram o diretor de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino, o Gerente da Unidade de Fontes Industriais, Hellder Nogueira e Maria do Carmo Tavares, fiscal e química industrial da Agência.

A Refinaria Abreu e Lima atualmente produz, além de outros derivados, o Diesel S10, combustível que proporciona uma queima mais eficiente nos motores a diesel e que são amplamente utilizados para o modal rodoviário brasileiro. A refinaria planeja a retomada de obras ainda para 2024, e tem o potencial de alcançar o processamento de 260 mil barris de petróleo após conclusão do segundo trem de refino. O empreendimento emprega um efetivo próximo a 5.300 pessoas, divididas em atividades de operação e obras. Em 2023, o empreendimento gerou 1 bilhão e 300 milhões de reais em ICMS para o estado e é responsável por 78% da movimentação de graneis líquidos do Porto de Suape, segundo dados da ANTAQ. A produção da RNEST atende, principalmente, ao Nordeste, e contribui com o abastecimento das demais regiões do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Paisagem do mundo

João Marques | Garanhuns O céu azul, e as nuvens alvas se estendendo no espaço acima. O campo da frente de casa, até a elevação de um monte,...